SIGA TAMBÉM!!!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS - I

I. TÍTULO

O nome "Gênesis" foi dado ao primeiro livro da Bíblia pelo tradutor grego (que na verdade eram 72 tradutores que traduziram o Antigo Testamento em hebraico para o grego e esta tradução recebeu o nome de Septuaginta ou a tradução dos setenta LXX) e significa "origem" ou "princípio". Sem qualquer título especial, os hebreus indicavam-no, na Bíblia hebraica, pela frase inicial: em hebraico é Bereshit "No princípio", a caracterizar perfeitamente o conteúdo do livro, ou seja, o princípio do universo, o princípio do homem, o princípio do pecado, o princípio da salvação, o princípio do povo hebraico, e bem assim o princípio de muitos outros acontecimentos e fenômenos ocorridos na história do mundo. Por esta razão é necessário que ao ler o livro de Gênesis se preste atenção nas palavras começo, inicio, principio ou suas variante, pois se o livro tem por tema a origem de muitas coisas então é ai que devemos focar a nossa atenção.

II. AUTORIA E DATA

Ao longo da história, judeus e cristãos igualmente sustentam que Moisés foi o autor/compilador dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. No Taumude os cinco primeiros livros, o Pentateuco, é mencionado como “os cinco quintos da lei (de Moisés)”. Nós chegamos a esta conclusão através da própria Bíblia Sagrada, vemos em Atos 15.1 dizendo que a circuncisão era um costume que foi ensinado por Moisés, referindo-se ao livro de Gênesis capítulo 17.9-14 onde é estabelecida a circuncisão.
A data em que foi escrito os cinco primeiros livros da Bíblia está entra 1446 e 1406 a.C., tiramos esta conclusão também através da própria Bíblia pois no texto de 1Reis 6.1 vemos que o autor diz que no quarto ano do rei Salomão fazia 480 que o povo de Israel tinha saído do Egito. Sabemos que Salomão começou a reinar em 970 a.C. e se o texto diz que era o 4 ano de reinado então era o ano 966 a.C. o que nos leva a data de 1446 a.C. e se fizermos as contas tirando os 40 anos em que Moisés e o povo de Israel ficou peregrinando no deserto chegaremos a data de 1406 a.C., o que nos indica que somente entre estes 40 anos que Moisés poderia ter escrito estes cinco livros.

Nenhum comentário: