SIGA TAMBÉM!!!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

SEGUNDO OS PENSADORES O QUE É FELICIDADE E ONDE ELA OCORRE?

A questão da felicidade é algo que já foi discutida por diversas vezes desde a antiguidade. A filosofia é uma das ferramentas que tenta responder as questões que a felicidade apresenta. Aos observar a questão da felicidade a principio tinha em mente que seria uma questão fácil de resolver, mas na realidade, ao observar os pensamentos de alguns filósofos, cheguei a conclusão de que existe muito mais de uma definição para a felicidade. Uns acham que a felicidade é inatingível, outros acham que a felicidade pode ser alcançada nesta vida. E na verdade existem muitos pontos de vista acerca da felicidade.
O filósofo Sócrates é tido como o pensador que primeiro procurou explicar a felicidade, a filosofia da felicidade. E segundo Sócrates, pensar nos ajuda a viver melhor, e viver melhor traz a felicidade, segundo ele, ser virtuoso é ser feliz.
Já no pensamento de Kant a felicidade é algo inatingível, pois sempre teremos desejos insatisfeitos e por isso jamais seremos felizes plenamente.
Pascal diz que nós fingimos ser felizes para esquecer que não somos, e que a única felicidade que poderíamos alcançar está em outra vida, por que a única coisa que desejamos é o futuro e este não existe.
Diferente de Pascal, o pensador Espinosa, acredita que a felicidade é algo que não espera o futuro e se contenta com o real.
Veja esta frase de Jean-Jacques Rousseau: “A felicidade é um estado permanente que não parece ter sido feito, aqui na terra, para o homem. Na terra, tudo vive num fluxo contínuo que não permite que coisa alguma assuma uma forma constante. Tudo muda à nossa volta. Nós próprios também mudamos e ninguém pode estar certo de amar amanhã aquilo que hoje ama. É por isso que todos os nossos projetos de felicidade nesta vida são quimeras.” Ele deixa claro que a felicidade plena nesta vida é impossível. Mas ele deixa, em outros textos, claro que temos momentos de alegria de espírito e que devemos aproveitar esses momentos e agir de forma que não afastemos esses momentos de nós.
Colocarei algumas citações sobre a felicidade agora para vermos onde ocorre a felicidade, segundo alguns pensadores:
"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons." - Autor: Carlos Drummond
"O segredo da felicidade é o seguinte: deixar que os nossos interesses sejam tão amplos quanto possível, e deixar que as nossas reações em relação às coisas e às pessoas sejam tão amistosas quanto possam ser." - Autor: Bertrand Russell
"A felicidade consiste em ações perfeitamente conformes à virtude, e entendemos por virtude não a virtude relativa, mas a virtude absoluta. Entendemos por virtude relativa a que diz respeito às coisas necessárias e por virtude absoluta a que tem por finalidade a beleza e a honestidade." - Fonte: "Ética" - Autor: Aristóteles
"Não é a nossa condição, mas a têmpera da nossa alma que nos torna felizes." - Autor: Voltaire
"Nós não somos felizes, e a felicidade não existe; apenas podemos desejá-la." - Autor: Anton Tchekhov
"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz." - Autor: Abraham Lincoln
"De todos aqueles que consideramos felizes, não há um que o seja." - Fonte: "Fragmentos" - Autor: Anaxágoras
"Apenas quem terminou a sua vida sem sofrimento / pode considerar-se feliz." - Fonte: "Agamémnon" - Autor: Ésquilo
"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho." - Autor: Mohandas Gandhi
"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família." Autor: Léon Tolstoi
"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz." - Autor: Sigmund Freud
"A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados”- Autor: Victor Hugo
"Cada hora de tempo perdido na juventude é um embrião de infelicidade no futuro”- Autor: Napoleão Bonaparte
Com estes e outro pensamentos observamos que existem muitos pensamentos de o que é a felicidade e onde ela ocorre. Como Vitor Hugo disse que “a suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos âmagos”, eu chego a minha conclusão e defendo que a felicidade acontece quando descobrimos que somos de fato amados, e eu descobrir que existe o amor profundo de Deus por minha vida e de todos os seres humanos, por isso me considero feliz. Veja o que uma pesquisa do Datafolha revela: Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Datafolha feita entre 4 e 5 de setembro de 2006 com 7.724 pessoas de 349 municípios aponta que 75,5% dos brasileiros entrevistados se consideravam felizes. Em 1996 pesquisa semelhante pelo mesmo instituto indicava o índice de 65%. Apesar disso, apenas 28% dos brasileiros entrevistados achavam que o brasileiro é feliz de uma forma geral.De acordo com o Datafolha, os evangélicos pentecostais seriam os que mais se consideram felizes com o índice chegando a 83%, enquanto os entrevistados que dizem não ter religião ou serem ateus atingem 67%. Nesta pesquisa não houve diferença praticamente entre o índice dos homens e das mulheres, que são respectivamente 78 e 75%. Em 1996 a pesquisa apontou uma diferença de 7% a mais para os homens.

Nenhum comentário: