SIGA TAMBÉM!!!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MEDITAÇÕES SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS - X

O SERMÃO DO MONTE – IV (Mt 5.9-12)

por Alessandro Costa Vieira



Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9): O nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, continua a dizer como deve ser o caráter do seu povo. Aqui Ele apresenta a característica de pacificador no grego o termo é ειρηνοποιοι que significa “o que faz a paz”, ou podemos dizer que é aquele que promove a paz. Acredito que o pacificador aqui não é aquele que busca a ausência de tormentos, dificuldades, provações ou guerras. Podemos tirar essa conclusão através do próprio contexto, pois já vimos, no estudo dos versículos anteriores, que apresenta sempre a condição pecaminosa do homem com relação a Deus. Então qual é a condição do pacificador aqui? O pacificador é aquele que leva as boas novas de paz, que anuncia que Deus por meio de Jesus Cristo está a reconciliar o mundo consigo mesmo. Pois o ser humano está afastado de Deus, em sua condição de pecador (Rm 3.23). Todos nós estávamos na condição de inimigos de Deus, tanto judeus como gentios, mas Deus por meio de Seu Filho nos reconciliou consigo mesmo (Ef 2.16). Agora nós que já fomos reconciliados com Deus, ou seja, que já aceitamos a paz que Deus proporcionou por meio da cruz de Cristo devemos ir e anunciar a paz ao mundo, a fim de que os escolhidos por Deus sejam reconciliados também com Ele. Paulo fala sobre este ministério da reconciliação em 2Co 5.19. Aqueles que recebem a mensagem do Evangelho também são comissionados a ir anunciar as boas novas de salvação. E somente eles que podem pregar o Evangelho eficazmente, pois são os verdadeiros filhos de Deus (Jo 1.12). Pois passaram pelo novo nascimento, nasceram de Deus pela semente incorruptível (1Pe 1.23). Uma das mais belas recompensas que possuímos nesta terra é o fato de sermos agraciados com o privilégio de sermos chamados de filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (Mt 5.10): Aqui vemos o Senhor Jesus dizendo que os seus servos sofrerão perseguições. Uma das coisas que observamos em “pregações” de falsos mestres é o fato de ocultarem de seus seguidores a realidade do sofrimento por causa da justiça. Ensinam que o justo, o servo de Deus, não passa por nenhuma provação. Mas da mensagem de nosso Senhor Jesus nunca foi excluída essa realidade (Jo 16.33). Por isso que os crentes primitivos estavam sempre dispostos a irem até a morte por causa da justiça de Deus (Rm 8.35; Fl 1.21; At 21.13). E hoje os verdadeiros crentes em Jesus também não ocultam a realidade das perseguições na vida daqueles que desejam servir a Deus verdadeiramente, e por isso não estranha o fato de serem perseguidos por causa da verdade. A perseguição que não é motivo de nos alegrarmos é aquela que vem por motivos mundanos, pecado, e não pela justiça de Deus (1Pe 4.12-16). E o que nos motiva a sofrer as perseguições sem que elas nos causem estranheza é o fato de sermos cidadãos do céu (Ef 2.19). Jesus nos prometeu que o reino dos céus é dos que sofrem perseguições por causa da justiça.

Bem-aventurados sois vós (Mt 5.11-12): Aqui o Senhor Jesus deixa de falar das Bem-Aventuranças para falar do Bem-Aventurado, os seus discípulos. Os discípulos deveriam entender que eram bem-aventurados quando sofressem injurias e perseguições, pelo nome do Senhor. É uma alegria ser participante das aflições de Cristo (1Pe 4.12-14). Através das bem-aventuranças Jesus estava se apresentando ao povo, visto que todas elas fluem de Cristo. Em Cristo está estabelecida a verdadeira alegria do seu povo. Mesmo quando perseguido e injuriado o bem-aventurado é bem-aventurado: a felicidade dele transcende desta vida para a eterna. Estevão se alegrou ao ver a face do Senhor, mesmo sendo apedrejado (At 7.54-60).
Não são as perseguições ou as agruras desta vida que tornam um homem bem-aventurado, ou que o salva. Problemas fazem parte do cotidiano. A bem-aventurança decorre do evangelho de Cristo, pois Cristo é que concede aos homens a condição de alegria em Deus e a salvação eterna.
 Após anunciar as bem-aventuranças, Jesus demonstrou que somente os seus seguidores alcançam a verdadeira felicidade "Bem-aventurado sois vós...". A verdadeira alegria pertence aqueles que, por causa de Cristo, haveriam de ser perseguidos e injuriados. Paulo falou sobre isso em 2Tm 3.12. E também se alegrou nas perseguições (2Co 12.10). Todos quantos estiverem em Cristo serão perseguidos, mas, além de estarem de posse das bem-aventuranças, deveriam exultar por causa do galardão guardado nos céus. Que privilegio e que alegria! Ser perseguido como foram perseguidos os profetas do passado e ainda ter direito a um grande galardão guardado nos céus.

Que todos nós possamos compreender que neste mundo teremos aflições e perseguições. Que essa realidade não venha nos assustar. Pois Cristo nunca nos escondeu essa realidade. A Palavra de Deus sempre nos ensina que o fato de servi-lo pode ser motivo de perseguição, mas vale a pena servi-lo. Ele entregou sua vida por nós, e se necessário for entregaremos a nossa vida por ela, mas claro que isso nem se compararia com o sacrifício de Cristo, pois Ele é perfeito e não merecia nenhum sofrimento, e nós sim. Aquela cruz era nossa, o pecado é nosso, a culpa é nossa e não dEle. Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário: