SIGA TAMBÉM!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

COM QUEM CAIM CASOU?

Na Bíblia Sagrada existem muitos textos que se não forem lidos e estudados de uma forma especial, não se entenderá de uma forma correta. E um desses textos é acerca da questão da esposa de Caim, pois até o ponto de Gênesis 4.17, só é mencionado apenas quatro pessoas, a saber: Adão, Eva, Caim e Abel, este ultimo que foi morto pelo seu irmão, Caim, onde se dá o primeiro homicídio da história da humanidade (Gn 4.8).
Ora, se a Bíblia menciona apenas estas quatro pessoas, e que uma delas foi assassinada, com quem que Caim se casou? Quem era a sua esposa? Será que Deus criou outros seres humanos na face da terra em lugares diferentes? E será que Adão e Eva não foram os únicos seres humanos criados por Deus? Se a resposta a estas perguntas fossem positivas então teríamos uma contradição nos textos sagrados da Bíblia, pois veja o que a Bíblia diz em Atos 17.26 “De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.” De acordo com este texto observamos que a Bíblia declara que o ser humano foi criado um só, apenas Adão, e desse todos os outros vieram a existir. Então a teoria de que Deus criou outros seres em outras partes da terra não tem uma base bíblica sólida. Então com quem Caim se casou? É a pergunta que não quer calar. Mas é para isso que estou escrevendo este breve artigo, para dar uma resposta a esta questão, de acordo com o que eu acredito que aconteceu e com base bíblica para tal.
Observemos então as seguintes declarações:
1º - Não são registrados nas Escrituras os nomes de todos os filhos de Adão, e geralmente em uma genealogia não eram mencionados os nomes de mulheres.
2º - Somente o nome de três filhos do primeiro casal são mencionados na Bíblia, a saber, Caim, Abel e Sete.
3º - A Bíblia não declara a quantidade de filhos que Adão teve com Eva, só diz que foram muitos, filhos e filhas Gn 5.4
4º - Quando Adão teve seu filho Sete ele tinha 130 anos, e seria impossível terem apenas 3 filhos, visto que Deus deu uma ordem para que frutificassem Gn 1.28.
5º - A Bíblia não diz que Caim era o primeiro filho do casal, Adão e Eva, e sim o primeiro varão, ou seja, o primeiro filho homem. Tiro essa conclusão da declaração de Eva quando ver Caim nascendo “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.”(Gn 4.1). Com esta declaração nos abre uma grande janela para a compreensão deste problema, pois se Eva louva a Deus pelo fato de dar a luz a um varão, homem, é evidente que ela teria já concebido filhas, mulheres.
6º - A Bíblia não diz que Caim conheceu sua mulher, no sentido de encontra-la, na terra para a qual ele fugiu, e sim que ele teve relações sexuais com ela naquela terra, pois o termos que encontramos em nossas traduções, como na João Ferreira de Almeida revista e corrigida como “conheceu” pode ser traduzida, como foi na NVI, por “teve relações”, ou ainda por “coabitou”, como esta traduzida na João Ferreira de Almeida revista e atualizada.
CONCLUSÃO: No entanto entendemos que em 130 anos, quando chegou o momento de Cain sair da presença de seus pais e partir para uma outra terra, Adão e Eva teriam cumprido a ordem de Deus para que crescessem e frutificassem, com isso não é difícil compreender que Caim teria como mulher uma de suas irmãs e até mesmo poderia ser provável que poderia ter se casado com uma de suas sobrinhas, filha de Abel, que ele teria matado. Pois é possível que Abel antes de morrer teria se casado e deixado descendentes, lógico que neste ponto não podemos afirmar com certeza, pois a Bíblia silencia quanto a isso, e para seguir o conselho de Paulo em 1Co 4.6, de não ir “além do que está escrito”, podemos afirmar que Caim se casou com uma de suas irmãs ou sobrinhas mas não com certeza, mas que de duas uma isso sim.

Um comentário:

Dri disse...

Olá Alessandro, Paz!

Parabéns pelo Blog.

Este artigo está ótimo, bem equilibrado.
Também concordo com você sobre o assunto, penso que Caim fez o típico casamento em família.

Há muitas especulações quanto ao assunto, inclusive algumas com implicações danosas à Palavra de Deus.

Grande abraço,


Dri