SIGA TAMBÉM!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

MEDITAÇÕES SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS - IX

O SERMÃO DO MONTE – III (Mt 5.6-8)

Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos (Mt 5.6): Jesus continua a nos revelar o caráter do cristão. E aqui ele vai dizer que bem aventurados os que têm fome e sede de justiça. Primeiramente vamos entender o que o Senhor Jesus quis dizer com ter fome e sede. Bom a palavra que vamos encontrar para fome é (gr) Πεινωντες que significa estar faminto, foi a mesma palavra usada por Mateus para falar sobre a fome que o Senhor Jesus teve depois de jejuar por quarenta dias (Mt 4.2) ou seja, uma fome incrível, a ponto de desejar desesperadamente se alimentar. O termo usado aqui para sede é (gr) διψωντες que significa estar sedento, não é uma simples sede que temos ao dar vontade de tomar água; é o anseio que leva-nos a buscar desesperadamente por refrigério; é a mesma palavra usada por Paulo em 1Co 4.11 para falar sobre o sofrimento dos crentes perseguidos. Portanto essa fome e essa sede não são comuns, Jesus está falando de um desejo, necessidade, muito forte e profundo que nos leva a real busca por saciar esse desejo, essa necessidade. Necessidade esta de justiça, ou seja, de cumprir a justiça de Deus. E que não pode ser satisfeita por nós mesmos. Bem-aventurados aqueles que reconhecem que não possuem nenhuma condição de ser justos perante o Senhor Deus Todo Poderoso, mas que anseiam por isso, desejam ardentemente serem justificados perante Deus. São estes que serão fartos. Pois eles encontrarão na pessoa do Senhor Jesus condições de satisfazer a justiça de Deus. Concluímos isso por meio da própria Bíblia, Jesus disse: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” (Mt 5.20), lembrando que os fariseus em sua pratica requeria observar 365 proibições e 250 mandamentos. Os fariseus declaravam-se justos por causa de suas obras e o Senhor Jesus os condenou por isso (Mt 23.28). Se nem mesmo uma pratica como a dos fariseus podem satisfazer a justiça de Deus, então temos que concluir que nenhum homem é capaz de ser justo perante Deus. Isaias diz que as nossas justiças são como trapos de imundícia (Is 64.6). Não somos salvos por obras de justiça que praticamos (Tt 3.5). Somos salvos, justificados, porque Cristo satisfez a justiça de Deus em nosso lugar (Rm 3.26). E o texto é bem claro que os que têm fome e sede de justiça serão fartos, ou seja, outro fartara esse anseio, e esse outro é Jesus, só Ele pode fartar-nos, saciar-nos, com a perfeita justiça. Pois essa justiça, que aparece no texto, é (gr) δικαιοσυνην que significa a justiça que Deus aceita, e a única justiça que Deus aceitou é a de Cristo, essa palavra foi usada também por Pedro em sua primeira carta para falar sobre essa obra que Jesus realizou em nós (1Pe 2.24; Ef 4.24). Graças damos a Deus por prover para nós um perfeito sacrifício para satisfazer a Sua própria justiça (Is 53.11; Rm 1.17).

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mt 5.7): Aqui nós temos um texto que é interpretado de forma muito errada, pois uma leitura rápida leva a isso. Muitos acreditam que o texto ensina que somente podem ser alvo da misericórdia de Deus aqueles que agem com misericórdia. Ou seja, que Deus vai perdoar somente aqueles que são, primeiramente, misericordiosos. Mas o ensino das Escrituras é claro com relação a isso. Pois demonstram que misericórdia não é algo inerente ao homem natural, o homem separado de Deus é incapaz de exercer a verdadeira misericórdia, que do latim tem um sentido interessante: é voltar-se ao miserável com o coração. Ou seja, voltar-se para aquele que nada pode oferecer, e isso, com o coração. É o que Deus fez conosco, se voltou para os seus escolhidos com amor e graça maravilhosamente abundante, não nos tratando segundo a nossa iniquidade, mas sim segundo a sua misericórdia (Sl 109.21; 103.10-13). No Salmo 62.12 o salmista diz que a misericórdia pertence ao Senhor; Em Efésios 2.4 Paulo escreveu que Deus é riquíssimo em misericórdia. Tiago escreveu que a sabedoria que vem do alto, de Deus, é cheia de misericórdia (Tg 3.17). E a Bíblia também nos ensina que só pode exercer misericórdia aqueles que foram alvos da misericórdia de Deus, aqueles a quem Deus salvou e deu o novo nascimento. A capacidade de exercer misericórdia é dada somente aos verdadeiros filhos de Deus. Ou seja eles exercem a misericórdia porque Deus é misericordioso. Eles, os salvos, possuem as características de Cristo (Ef 4.32; Lc 6.36), pois nasceram de Deus (1Jo 1.13). Portanto, podemos concluir que Jesus quis dizer que aqueles que são bem-aventurados são os que foram agraciados por Deus e que são capazes, agora, de exercer misericórdia para com o próximo, sem esperar misericórdia desses, e sim de Deus.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 5.8): Mais uma vez vemos uma característica que só é possível àqueles que foram regenerados por Deus. A fé na Palavra de Deus exerce o papel de nos limpar, remover as impurezas que podem nos impedir de ver a Deus (Jo 15.3). Aqueles que foram alcançados por Deus e que Ele deu o dom da fé para crerem em sua Palavra e aceitarem a obra de Jesus são os limpos de coração e que vem Deus na pessoa de Jesus revelado na sua Palavra (Jo 1.18; Jo 14.6-10). E os limpos de coração agem de acordo com a sua nova natureza que foi gerada por Deus, pela Palavra (1Pe 1.23). Sua vida é uma vida de sinceridade porque sua vida é centrada na verdade da Palavra de Deus. Tiago escreveu acerca da verdadeira sabedoria, que vem de Deus, que é pura (Tg3.17).

Que Deus nos ajude a colocar em pratica a nossa nova vida que nos deu, para que seu nome seja glorificado por meio de nós. Para que os homens vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Deus (Mt 5.16).

Um comentário:

Heitor Alves disse...

Olá Alessandro.

O Blog dos Eleitos indicou seu blog como um dos melhores blogs cristãos calvinistas. Abraços.

________________________
Heitor Alves
www.eleitosdedeus.org - Site de Teologia Reformada e Calvinista