SIGA TAMBÉM!!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS - VIII

AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO DE ADÃO (Gn 3.7-19)

Na aula passada analisamos a queda do homem e como se deu a tentação. Compreendemos que a culpa de Adão é a nossa culpa por ter sido ele o nosso representante. Neste momento passaremos a tratar das conseqüências que tal desobediência trouxe sobre a vida do ser humano e em toda a criação.
I – O Homem veste-se a si mesmo (3.7): Tão logo o casal pecou, suas consciências já lhes condenavam. Viram que estavam nus, demonstra que o pecado agora traz uma nova percepção de si mesmo e do outro, quanto a nudez. Não havia mais inocência. Não eram mais como crianças. Eles pensaram que poderiam se vestir com suas próprias obras e justiças, ao invés da justiça de Cristo tipificada no verso 21 (2Co 5.21). Bem diferente disso, a única coisa que Cristo amaldiçoou durante Seu ministério terrestre, foi a figueira que só produzia folhas. Isto poderia mostrar o que Deus pensa das obras de religião aparte do perdão que nós temos em Cristo, e a verdadeira santidade é produzida em nós pelo Espírito Santo (Tt 3.5; Is 64.6).
II – Deus vem em busca do homem (3.8-9): Parece que o Senhor estava acostumado a se encontrar com Adão e Eva para terem comunhão. Que ocasião maravilhosa era esta quando o homem podia caminhar com Deus. Esta comunhão perdida, por causa do pecado, foi restaurada por Jesus Cristo. Deus evidentemente aparecia para Adão em semelhança de homem. Estas aparições no Velho Testamento são chamadas de teofanias, como em outras ocasiões em que Deus se manifestou a outras pessoas (Gn 18.1-2) e não devem ser confundidas com a encarnação de Cristo. Quando o Filho de Deus estava encarnado, Ele não somente apareceu na forma de homem, mas, realmente se tornou homem. Ele era então tanto Deus como homem (Jo 1.1, 14).
No verso 9, nós temos a primeira pergunta da Bíblia. Deus busca e pergunta sobre o paradeiro de Adão que estava perdido no pecado. É maravilhoso o fato de que a primeira pergunta do Novo Testamento foi de um homem pecador buscando o ultimo Adão, isto é o Salvador (Mt 2.1-2). Os homens perdidos necessitam hoje fazer estas duas perguntas: "Onde eu estou como pecador perdido?" e "Onde está o Salvador"? E maravilhoso o fato de vermos o Senhor buscando o homem, mesmo depois deste ter pecado. Mostrando assim que existe um desejo imenso em Deus de que todo o homem seja salvo, mesmo sendo ele pecador. Por isso que vemos Deus encarnado indo até a cruz do calvário para ali se entregar por nós e nos reconciliarmos novamente consigo mesmo, nós o agredimos com nosso pecado e é Ele quem nos busca para a salvação (Rm 5.6-11; 2Co 5.18-21; Cl 1.20)
III – A Destruição do pecado no homem (Gn 3.10-13): Que mudança o pecado imediatamente causou no homem. O pecado que havia transformado um anjo em um demônio, agora fazia a sua obra no homem.
A. O pecado levou o homem a um estado de morte espiritual, cumprindo-se o que Deus disse em Gênesis 2.16-17. A descrição de Adão após o seu pecado revela alguém alienado de Deus. A alegria e relacionamento com Deus foram perdidos. Pois o mesmo Deus que descia para ter comunhão com Adão antes do pecado desceu naquele dia e Adão sentiu medo de Deus. Todos os homens agora já nascem neste estado e necessitam de uma nova vida em Cristo (Rm 5.12; Ef 2.1).
B. O pecado distorceu a imagem de Deus no homem (Gn 1.27). Somente em Cristo isto pode ser restaurado (Cl 3.10).
C. O homem veio a sofrer de uma consciência culpada (vers. 7).
D. A consciência culpada trouxe medo ao homem. O conceito de medo era desconhecido do homem até a entrada do pecado (vers. 10).
E. O homem ao invés de admitir seu pecado, tentou justificar-se.
F. O homem, por natureza, devido ao pecado, passou a fugir e se esconder de Deus. Isso não significa que o ser humano consiga se esconder. Pois é impossível se esconder do Deus onipresente (Sl 139.1-12). A não ser que o Espírito Santo venha a atrair o homem, ele jamais sairá em busca do Senhor (vers. 10, Sl 14:2-3; Jo 6.44; Jo 16.8-11).
G. Adão e Eva, como todo aquele que peca, cedo aprenderam a dar desculpas. Eva culpou a serpente (vers. 13). Adão culpou sua mulher e parece ter insinuado que isto realmente foi culpa de Deus (vers. 12). Miseravelmente esta natureza passou para todos os seus descendentes (Lc 14.18).
H. Adão e Eva tão logo pecaram já demonstravam que não amavam mais à Deus. O quadro completo de Gênesis 3, revela o medo e o desagrado do homem para com Deus. Esta natureza agora faz parte do todo homem (Rm 8.7; Rm 5.10). Amar a Deus somente é possível para aqueles que receberam o novo nascimento sobrenatural. (1Jo 4.7-13).
IV – A sentença por causa do pecado: A Condenação da Serpente - versículo 14. Satanás usou a serpente como seu instrumento, e então Deus a amaldiçoou. Nós não sabemos como era a forma original deste animal, mas desde a sua maldição, o homem parece odiá-la e teme-la. Todas as serpentes eram tidas como imundas sob o regime da lei (Lv 11.42). Isto não quer dizer que há algo realmente pecaminoso a respeito deste animal. A lei cerimonial acerca da impureza, simplesmente ensinava que nós deveríamos detestar o que vem de Satanás, e a serpente é um símbolo dele como sendo sujo e perigoso. Nos é dito que a serpente "comeria do pó" da terra em que ela se rasteja e caça principalmente no chão. A frase "comer do pó" simbolicamente representa a humilhação (Sl 72.9; Ap 12.7-17; Mq 7.17; Rm 16.20).
A Condenação da Mulher – ver.16. 1. Por causa do pecado, o parto envolverá dor e tristeza. A dor multiplicada pode ser uma demonstração de que o pecado é transmitido aos filhos na sua concepção. 2. O pecado levou a mulher a ter muitas dores em seu relacionamento com o homem. Enquanto a sua liderança deveria ser uma benção para todos, o pecado tem impedido isto. O homem tem usado sua força e posição para trazer miséria à mulher. Note os apuros de muitas mulheres através da história e mesmo hoje em muitos lugares. Felizmente para aqueles que conhecem a Cristo, estes sofrimentos são grandemente reduzidos. No lar onde o homem segue o exemplo de Cristo, a sua liderança é uma grande benção para todos (Ef 5).
A Condenação do Homem - versículos 17-19. Quando Adão pecou, ele perdeu a habilidade de ter domínio total sobre a terra (Gn 1.28; Rm 8.22). A agricultura se tornou uma batalha contra a natureza. Espinhos, abrolhos, ervas daninhas e pestes crescem com mais facilidades do que as plantações. O trabalho se tornou uma tarefa suada e cansativa. Simplesmente trabalhar para poder sobreviver, exige da maioria das pessoas, labutar duramente e em meio a muitas dificuldades. A vida termina então com a morte física e o retorno do corpo ao pó.
Na próxima aula estudaremos sobre a provisão de Deus para com o ser humano após o pecado.

Nenhum comentário: