O NASCIMENTO DE JESUS - II, A FUGA
PARA O EGITO E MORTE DE HERODES O GRANDE (Mt 2)
Por
Alessandro Costa Vieira
Jesus nasce em Belém no tempo de Herodes(Mt 2.1-3): É a mesma aldeia onde o rei Davi
nasceu (1Sm 17.12). Não era a cidade
de José e Maria (Lc 1.26-27). O
motivo da sua residência ali é dado em Lc
2.1-5. A aldeia era ao sul de Jerusalém aproximadamente 7km. O rei Herodes
citado aqui era da família Iduméia, era rei, sob os romanos, de toda a
Palestina. Chamado geralmente Herodes, o Grande. É importante saber qual dos
Herodes que é mencionado, pois no texto bíblico existem pelo menos 7 Herodes. E
o texto bíblico nos da auxilio sobre o ano de nascimento de Jesus quando fala “no tempo de Herodes”, Herodes morre
entre 4a.C e 1a.C. o que nos mostra que Jesus nasce antes de sua morte, ou
seja, entre 5a.C. e 2a.C.
Os magos: Por que a Bíblia não
desabonou os reis magos, por seguirem a estrela, já que ela condena a
astrologia? A Bíblia condena o uso da astrologia (Lv 19.26; Dt 18.10; Is 8.19), contudo Deus abençoou aqueles homens
sábios (os magos) por terem usado uma estrela como indicação do nascimento de
Cristo.
SOLUÇÃO: 1
– temos de nos perguntar o que é a
astrologia. Astrologia é a crença de que o estudo da disposição e do movimento
das estrelas pode capacitar alguém a prever acontecimentos - sejam eles
bons ou maus.
2 – essa estrela apareceu no
relato bíblico para anunciar o nascimento de Cristo, não para prever este
acontecimento. Deus deu a estrela aos magos para proclamar-lhes que já era
nascida a criança. Sabemos que o menino já tinha nascido, porque em Mt 2.16 Herodes ordenou matar em Belém
e arredores todos os meninos até dois anos, de acordo com "o tempo do qual
com precisão se informara dos magos".
3 – há outros casos na Bíblia nos quais estrelas e planetas são usados
por Deus na revelação de sua vontade. O Salmo
19.1-6 afirma que os céus proclamam a glória de Deus e Rm 1.18-20 nos ensina que a criação revela a existência de Deus.
Cristo refere-se ao que acontecerá com o sol, com a lua e com as estrelas na
sua segunda vinda (Mt 24.29-30),
como o fez o profeta Joel (2.31-32).
A estrela que guiou os magos não foi usada para prever, mas para proclamar
o nascimento de Cristo.
Aquele nascido Rei dos Judeus: Esta frase constitui eco das
esperanças messiânicas dos judeus, Mateus está afirmando que as grandes
profecias cumpriram em Jesus. Quando Herodes ouviu falar de outro rei, ele
ficou perturbado e começou procurar uma maneira de eliminar esta
"ameaça" ao seu poder.
A adorá-lo: É patente que os magos já o
consideraram como Ser divino, desde
o seu nascimento a divindade estava sendo demonstrada.
O local do nascimento de Jesus é
confirmado pela Escritura (Mt 2.4-6): Os escribas eram os intérpretes oficiais da lei
mosaica e constituíam uma espécie de ordem de religiosos eruditos e são eles
que confirma o que diz a Escritura citando Miquéias
5.1-2. A profecia citada foi feita aproximadamente 700 anos antes do
nascimento de Jesus. De todos os lugares em Israel, a pequena aldeia de Belém
foi escolhida como o lugar onde Jesus nasceria.
Herodes tenta enganar os magos (Mt 2.7-8): Herodes sentindo-se ameaçado com
aquela conversa de que nasceu um Rei para os judeus ficou perturbado e queria
acabar com a ameaça de perder o trono. Assim tenta enganar os sábios e diz que
quando encontrarem o menino que avisassem a ele também pois queria adorá-lo
também, porém os sábios receberam uma revelação em sonhos sobre o intento de
Herodes e não voltam pelo mesmo caminho (Mt
2.12).
O sinal conduz os sábios até o menino Jesus (Mt 2.9-12): Após a conversa com Herodes os magos
continuam a seguir o sinal até chegarem ao menino Jesus. A família não se
achava mais no estábulo da estalagem de Belém. Visto que este incidente tomou
lugar a um tempo indeterminado durante o período de dois anos depois do
nascimento de Jesus (ver 16), há possibilidade de que a família estivesse na
Galiléia. A matança dos inocentes em Belém, por Herodes, numa data posterior foi
baseada na profecia e não nas informações que lhe foram dadas a respeito do
lugar onde o menino Jesus fora encontrado. Os magos teriam recebido uma
revelação ampla a respeito da pessoa de Cristo entendendo que era Deus o
adoraram. As três qualidades de dádivas são consideradas usualmente como
símbolos do ofício tríplice de Cristo, como rei, sacerdote e profeta. Uma das
coisas que mais me chama a atenção no relato do nascimento de Jesus é o que
Lucas registra em Lc 2.12, quando
fala sobre o sinal que identificaria o menino quando o encontrassem “envolto em panos, e deitado numa manjedoura”,
é maravilhoso saber que não foi um milagre que identifica o nosso Senhor ao
nascer. Não encontram o menino envolto em uma grandiosa luz, ou numa bola de “fogo”,
ou ainda flutuando. Apenas envolto em panos e numa manjedoura. Quanto são
enganados hoje por buscarem um “jesus” que só serve para fazer sinais e prodígios.
Quantos hoje em dia identificam uma igreja como sendo verdadeira pelos sinais
que ali acontece. Quando deveriam observar a mensagem que ali se prega. Nosso
Senhor mostrou-se simplesmente numa manjedoura.
José é alertado por um anjo e foge para o Egito com o menino
(Mt 2.13-18):
Vemos que tudo é dirigido exatamente como Deus deseja que aconteça, aqui para
livrar Jesus da morte precoce e para que se cumprisse as profecias, Deus envia
um anjo e alerta José sobre os intentos de Herodes e diz para irem ao Egito. Herodes há de procurar o menino, se a
família tinha mudado já de Belém, escapou assim da matança ali. Porém, ainda
seria difícil ficar escondida, permanecendo na Palestina. Do Egito chamei o meu
Filho, citação do hebraico de Os 11.1.
No contexto original, o trecho se refere à redenção de Israel do Egito pela mão
de Moisés, que no Antigo Testamento é um tipo que representa Jesus.
Segundo o tempo. A implicação aqui é que a visita
dos magos teve lugar quando o Senhor tinha quase dois anos de idade. A citação
do vers. 18 é de Jr 31.15. Ramá era
cidade da tribo de Benjamim (Js 18.25),
cujo território se achava logo ao norte de Jerusalém. Raquel - esposa de Jacó e
mãe de Benjamim, serve como símbolo das mães benjamitas.
A morte de Herodes (Mt 2.19): Ver a primeira seção deste estudo,
sobre Mt 2.1-3.
José é avisado que Herodes morreu (Mt 2.19-23): José é avisado por um anjo através
de um sonho que podia voltar para a terra de Israel, isto é, a Palestina.
Sabendo que Arquelau, filho de Herodes, o Grande, assumiu o poder nas
províncias da Judéia, Samaria e Iduméia, enquanto os outros filhos de Herodes
dividiram os demais domínios restantes entre si. Era tirano notório, José ficou
com receio de voltar, mas dá credito para a Palavra de Deus enviada por meio do
anjo, assim devemos sempre dar credito para o que a Palavra de Deus diz. Hoje
não precisamos que um anjo nos diga o que fazer e sim o que a Bíblia nos diz.
Uma cidade chamada Nazaré, situada no centro da Galiléia. Este não foi o
primeiro contato da sagrada família com Nazaré Lc 1.26 revela que a virgem
Maria morava ali. Ele será chamado
nazareno. O evangelista emprega este termo para significar habitante de
Nazaré. Esta expressão não é citada duma profecia do Velho Testamento; por
isso, o modo de apresentá-la não é muito positivo. Pode ser que o evangelista
se refira à profecia de Isaías a respeito de Cristo, como rebento (heb.
netser, cfr. Is 11.1).
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