SIGA TAMBÉM!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS - XXVIII

LÓ RECEBE A VISITA DE DOIS ANJOS QUE ANUNCIA A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA E LIVRA LÓ ANTES DA DESTRUIÇÃO (Gn 19.1-23)

Em Gênesis 19, temos a conclusão da triste história de Ló. Através da vida de Ló nós podemos ver o quanto um filho de Deus pode perder por tomar decisões erradas e por se embaraçar com este mundo. Ele se casou com uma mulher carnal, e vivia em uma cidade ímpia por razões meramente carnais. Ele acabou perdendo sua família, seu testemunho e sem dúvida nenhuma qualquer galardão no céu. Enquanto o exemplo de Ló permanece como um aviso, não podemos esquecer de que ele era um homem justo. Isto faz ele ser um alerta eficaz ainda mais para os santos. Mesmo aqueles que conhecem a Cristo, podem cometer erros e causar muitos danos, se falharem no dever de vigiar e orar. O relacionamento espiritual de Ló com Deus é provado das seguintes maneiras:
1. A Palavra de Deus declara que ele foi um homem justo (2Pe 2.6-9).

2. Sua alma era afligida e infeliz por estar no meio do mal (2Pe 2.6-9).

3. No final das contas, Deus castigou e livrou Ló de sua situação tentadora (2Pe 2.6-9).

4. Ló queria recepcionar e proteger aqueles homens que ele considerava ser justos.

5. Ló repreendeu o ímpio (Gn 19.7).

6. Ló acreditou no aviso de Deus e tentou admoestar sua família (Gn 19.14).

7. Ló, diferente de sua esposa, se apressou em escapar para fora de Sodoma.

8. Ló orou a Deus (Gn 19.18-19).

A Porta de Sodoma (Gn 19.1-3): No mesmo dia, descrito no capítulo 18, dois anjos vieram à tarde para a cidade de Sodoma. Estes são os mesmos anjos descritos em Gênesis 18:22, e que foram para Sodoma. Como em Gênesis 18, eram vistos como homens comuns. Nas cidades antigas, a porta era o lugar de negócios e ao mesmo tempo de decisões políticas. O fato de Ló se assentar na porta da cidade, nos leva a crer que ele era algum tipo de oficial em Sodoma. É o que parece insinuar o versículo 9.
A verdadeira razão de Ló estar à porta naquela tarde parece ser de procurar viajantes. Talvez ele temia que pessoas decentes e justas passando pela cidade seriam abusadas por não saberem o caráter da cidade. Vendo os anjos, que ele achava ser homens comuns, ele implorou-os que fossem seus hóspedes. Essas atitudes de hospitalidade e de compaixão representam boas qualidades de Ló.

Os Sodomitas (Gn 19.4-5): O vil pecado de sodomia recebeu este nome baseado nas ações destes homens. A palavra "conheçamos" no versículo 5, é um eufemismo para o ato homossexual. O versículo 4 deixa claro que a cidade estava saturada com este estilo de vida. Em Romanos 1.24-28, Paulo nos fala da origem deste pecado. Na medida em que o homem se afasta de Deus, a restrição da graça comum é retirada. Quanto mais a sociedade progride no mal, mais este pecado se torna natural. Agora as grandes capitais, como Sodoma, abertamente declara seu amor a este pecado (Is 3.9). As palavras de Ezequiel 16:49-50 parecem cada vez melhor descrever a nossa nação.

O Protetor Protegido (Gn 19.6-11): Ló tinha um grande senso de responsabilidade por seus hóspedes, e fez tudo o que ele podia para evitar que os homens de Sodoma prosseguissem em seus intentos. Nesta época os homens se sentiam responsáveis pela proteção daqueles que partiam o pão sob o seu teto. O fato de Ló oferecer as suas duas filhas é chocante e repugnante, e ao mesmo tempo mostra como a mulher era tratada naquela época. A sua tentativa acabou falhando. A multidão ficou irritada e por fim decidiu abusar de Ló. Ele deve ter perguntado a si mesmo, porque ele tinha vindo morar em um lugar como aquele. Somente o poder sobrenatural dos anjos pôde salvar Ló. A cegueira da multidão parece ter sido acompanhada de uma confusão mental. Neste momento Ló deve ter reconhecido a natureza sobrenatural de seus visitantes.

Um Aviso (Gn 19.12-14): Deus investigou Sodoma e decidiu que o momento do seu julgamento já havia chegado (Gn 18.20-21). Quando a perversão sexual e a violência se tornam explícitos, o julgamento está próximo. Ló foi avisado para tirar toda a sua família de Sodoma. Suas filhas mais velhas haviam se casado com homens de Sodoma e também viviam na cidade. O seu aviso não foi levado a sério. Aparentemente os genros de Ló não tinham respeito nenhum pelo testemunho dele. O sobrenatural não parecia real para a família de Ló.

O Livramento de Ló (Gn 19.15-16): Verdadeiramente o Senhor sabe como livrar o justo (2Pe 2.6-9). Deus não destruiria o justo juntamente com o ímpio. A justiça de Deus é reta. (Sl 89.14; Dt 32.4)

A Paciência de Deus com Ló (Gn 19.17-23): Nós ficamos perplexos com a estupidez e a lentidão de Ló. Ainda pensando em conforto físico, ele desejou ir para uma pequena cidade em vez de ir para as montanhas. Ele nunca parou para considerar que Deus sabia o que era melhor? Temos o sério problema de querermos ser sábios acima da sabedoria de Deus. Devemos sempre lembrar que os projetos de Deus são sempre os melhores. Por isso podemos aceitar a vontade de Deus mesmo que não a compreendamos. A paciência de Deus é bem evidente neste caso. O Senhor concordou com o pedido de Ló e poupou a cidade pequena por causa dele. Talvez nós deveríamos refletir mais a respeito da paciência de Deus para conosco. Quantas vezes provamos a paciência de Deus? Acredito que constantemente provamos de sua sublime e maravilhosa paciência, pois Ele não nos trata segundo o que merecemos mas segundo a sua misericórdia que é imensa. (Lm 3.22; Tt 3.5)

Nenhum comentário: