SIGA TAMBÉM!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

MEDITAÇÕES SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS - XIII

O SERMÃO DO MONTE – VII (Mt 5.21-26)

Por Alessandro Costa Vieira

Quem é o verdadeiro homicida? (Mt 5.21-26): Jesus continua a falar do padrão exigido por Deus para o seu povo. E aqui Ele começa a falar de como a Lei se relaciona com o Evangelho e dá exemplos de como a justiça pode exceder a dos fariseus. O povo que o ouvia conhecia o que a Lei dizia, pois Jesus declara: “ouvistes que foi dito aos antigos”, porem não conheciam a aplicação da Lei como Deus deseja que fosse aplicada. Acreditavam que apenas o fato consumado era pecado. Jesus vai usar aqui o exemplo do sexto mandamento: Não mataras (Êx 20.13). Acreditavam que Deus não olhava para o que se passava no interior do homem. Os fariseus não se preocupavam com isso. O que tinha valor para eles era somente o exterior (Mt 23.25-26). Jesus mostra que a santidade que Deus exige é muito mais profunda do que eles achavam. Mas a declaração de Jesus não é um segredo que naquele momento foi revelado, mas o que eles criam era uma interpretação errônea que os fariseus davam da Lei, pois já no Antigo Testamento Deus tinha falado diversas vezes sobre a santidade no interior do homem, que Ele leva em conta o que ta dentro do homem (1Sm 16.7; Sl 139.2; Am 4.13) e que o pecado já é pecado no pensamento, antes mesmo de o fato ser consumado (Pv 24.9; Ec 7.9; Zc 7.10; Zc 8.17). Jesus abre os olhos de todos para aquilo que os fariseus não olhavam nem consideravam. Devemos lembrar que a Lei tem como objetivo mostrar a santidade que o Deus Santo e Justo exige do seu povo. Santidade esta que está além da nossa capacidade (Rm 3.19-20). A cada declaração do Nosso Senhor o vemos reafirmando a incapacidade do ser humano agradar a Deus (Rm 3.10). Se esse povo sentia-se oprimido com a Justiça dos fariseus, que dizia “Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo”, imagine o que eles pensaram com as seguintes declarações do Senhor: “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” Essas declarações mostraram, com certeza, quão incapazes eram os ouvintes, e nós, de cumprir as exigências de Deus. E é essa uma parte importante das boas novas de Jesus. O Evangelho também vem nos dizer que somos pecadores por natureza e que merecemos o inferno (Ef 2.1-3; Rm 6.23). Mensagem esta que os falsos mestres abandonaram. Que os pregadores da prosperidade não pensam nem em falar. E por isso seus seguidores estão fadados ao inferno perdidos sem o Evangelho e consequentemente sem Cristo (2Co 11.4).

Analisaremos agora o que o Senhor Jesus quis dizer com essas declarações: 1ª – Jesus declara que ficar irado com um irmão em Cristo, sem causa, deveria sofrer o mesmo dano que os fariseus atribuíam aos que matavam alguém. A ira sem motivos, contra um irmão em Cristo, é o mesmo que assassinato aos olhos de Deus. A palavra que aparece no texto traduzido para “se encolerizar” é (gr) orgizomenoj (orgizomenos) que é a mesma palavra que aparece em Lc 15.28 que demonstra a indignação do irmão do filho prodigo ao ver seu irmão voltar para casa do pai. Entre os irmãos em Cristo não deve haver lugar para a ira, muito menos sem motivos. Essa ira, cólera, pode atingir tanto para dentro como para fora da pessoa. Para dentro, estar irado, pode equivaler a estar amargurado, carregar rancor, consumir-se intimamente. E para fora pode equivaler a estar agitado, ter um ataque de fúria, agredir, ter uma mentalidade áspera. Tudo isso foi considerado como assassinato aos olhos de Jesus. – Jesus diz que qualquer que disser ao seu irmão: RACA, será réu do sinédrio, que no tempo de Jesus era o supremo tribunal daquela terra, essa palavra significa “cabeça oca” dá a ideia de alguém inútil, sem valor. É um insulto que demonstra desprezo pelo irmão que é imagem e semelhança de Deus. Essa palavra vai aparecer lá no Antigo Testamento em 2Sm 6.20 e é traduzida por “vadios”. – Jesus também diz que quem chamar o irmão de louco, será réu do fogo do inferno. A palavra que é traduzida por “louco” é (gr) mwre que também pode ser traduzida por “tolo, néscio” esses termos nos faz lembrar de vários testos do Antigo Testamento que expressa o néscio como o incrédulo ateu que nega a existência de Deus (Sl 14.1; Sl 53.1) ou como aquele que aparece no livro de Provérbios que despreza a lei de Deus e sua instruções. Portanto chamar o irmão em Cristo de louco, néscio, tolo, é o mesmo que dizer que ele está condenado ao inferno por não crer em Deus. E aos que fazerem esse insulto a um irmão será réu do fogo do inferno.

A instrução aos irmãos que ofendeu ou foi ofendido esta nos versos seguintes. Nos versos 23 e 24 apresenta a urgência de quem foi insultado “se teu irmão tem alguma coisa contra ti” vai e reconcilia com ele antes de oferecer o sacrifício a Deus. Se fossemos falar como em nossos dias podíamos dizer: “se você estiver no culto e lembrar-se que seu irmão tem algo contra ti, não espere nem o culto terminar para reconciliar-se com seu irmão”, demonstrando a urgência de tratar a ira (Ef 4.26). E nos versos 25 e 26 fala do dever de conciliação de quem ofendeu. Se você percebeu que ofendeu um irmão não deve esperar para ver as consequências. Deve conciliar-se “depressa”. Aqui Jesus usa a figura do tribunal. E entre os romanos era aceito que o ofendido levasse o ofensor até o tribunal e iam juntos, e enquanto ia pelo caminho, o ofensor, podia tentar a conciliação com quem ele ofendeu, se deixasse chegar à presença do juiz nada mais seria feito, senão a sentença dada pelo juiz, e dada a sentença teria de pagar tudo.

Esses mandamentos de Jesus para seus discípulos demonstram como é alta a exigência que Deus quer de seu povo. Tão alta que não podemos atingir. Pois nossos pensamentos constantemente são levados a pecar contra nossos irmãos, ainda que em “leves” pensamentos maus. Reconhecemos as nossas fraquezas e debilidade em cumprir a justiça de Deus. E o que nos resta é aceitar o sacrifício vicário de Jesus por nós na cruz, que cumpriu a toda a lei, perfeitamente, em nosso favor (Tt 2.14; 1Ts 5.10; Ef 5.2). Todos esses padrões que Jesus apresenta devem ser seguidos, devemos nos esforçar para tal. Mas não como meio de salvação e sim por amor a Deus e sua Palavra, para que nosso testemunho seja eficaz neste mundo e para que venhamos demonstrar os frutos da salvação eterna obtida por meio da gloriosa graça de Nosso Senhor e único Salvador, Jesus Cristo.

Nenhum comentário: