SIGA TAMBÉM!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MEDITAÇÕES SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS - VIII

O SERMÃO DO MONTE – II (Mt 5.4-5)

por Alessandro Costa Vieira

Bem Aventurados os que choram, porque eles serão consolados (Mt 5.4): O que o Senhor Jesus queria dizer com “Bem Aventurados os que choram”? Que tipo de lagrimas Jesus se referia aqui? Sabemos que existem vários motivos para as lágrimas. Alguém pode chorar por não esta satisfeito com a situação financeira de sua vida. Outros podem chorar por sofrerem enfermidades. Alguns derramam lágrimas de murmuração, por simplesmente não aceitarem algo. Não é nenhum desses motivos, e outros, que o Senhor Jesus está se referindo. Não são lágrimas emocionais que trarão o consolo dos céus para nossas vidas. Devemos entender essas lagrimas com relação ao versículo anterior, que já estudamos, que diz: “bem aventurados os pobre de espírito”, e concluímos que o estado de pobre de espírito é aquele que demonstra as suas limitações em alcançar algum favor de Deus através de sua própria capacidade. Assim o pobre de espírito é o mesmo que chora, reconhecendo sua debilidade, sua pecaminosidade e sua incapacidade. Esses que se humilham perante Deus, reconhecendo sua condição de pecador, serão consolados (Sl 51). Esse choro deve demonstrar a nossa impotência diante de circunstancias impossível a nós, como redenção (Sl 49.7-8). Não existe noticia mais dura de se ouvir do que a: “Você não é bom o suficiente para ser salvo.” Ou “Você é pecador e como pecador a única coisa que merece é o inferno.” (Rm 6.23). A Lei revelou a santidade de Deus e que Ele exige santidade do seu povo, ou seja cumprimento da sua Lei. Porém, é ai que vemos nossa impotência (Rm 5.20). Não podemos atingir o padrão exigido por Deus (Rm 7.15-25). Pecamos constantemente (1Jo 1.8). E o pecado é: não está conformado com a Lei de Deus. É ai que encontramos o sentido que Jesus queria dizer com “bem aventurados os que choram”, pois é com o conhecimento de que não posso fazer nada para me salvar, que sou pecador perdido, e mesmo assim desejo a salvação de Deus eu choro implorando seu perdão e misericórdia, confiando na obra redentora de Jesus Cristo, e sou consolado com a verdade central do Evangelho: Ele é Salvador dos pecadores perdidos que reconhecem sua pecaminosidade (Mt 1.21). É a esses, que choram por entenderem seu estado, que é prometido o consolo através do perdão (2Co 7.10). Não há razões para pensarmos em outra espécie de consolo. Pois vemos no exemplo da Igreja primitiva que o sofrimento por aqueles que amam a Cristo era tido como um privilégio (At 21.10-13; 1Pe 4.12-14). É sabido que muitos crentes primitivos oravam pedindo a Deus que fossem achados dignos de morrerem pelo nome do Senhor. Portanto não seria, as lágrimas que Jesus referiu-se, por motivos de sofrimentos neste mundo. O crente que tem a certeza de que é perdoado é feliz, bem aventurado, independente de qualquer situação (Fl 4.11-13; Sl 32.1). Somos felizes, consolados, por sermos perdoados. Aleluia.

Bem Aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mt 5.5): Mais uma vez o Senhor Jesus contrapõe o pensamento do mundo. Pois os que possuíam terras, as possuía por meio de guerras. Portanto não tem lógica ser manso para tal finalidade. Mas ai que surge a questão: “Que terra é essa?”, mas  antes de responder a essa pergunta trataremos do que Jesus quis dizer com o termo manso. A palavra manso (Gr. PraeiV) denota uma pessoa disposta a aceitar a vontade de Deus, como Ele age, sem questionar. É aquele que sabe que a forma de Deus lidar conosco é sempre a melhor, por isso não O resiste. O manso aqui é o oposto de arrogante. São os que confiam inteiramente na forma de Deus agir, e não na sua própria, que possuirão a terra. Mas que terra é essa que os mansos possuirão? Pois Moisés foi o homem mais manso do mundo e não possuiu a terra prometida (Nm 12.3). Vamos chegar a conclusão de que não é essa terra que Jesus está mencionando. Os homens, do passado, possuíam as suas terras através de guerras, e na guerra não há lugar para os mansos. A terra que o Senhor Jesus promete aos mansos é o descanso eterno, a salvação (Mt 11.29). Podemos ver que Jesus cita um texto do Antigo Testamento de Salmos 37.11 que diz: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz” essa abundancia de paz só é possível para aqueles que tem de fato uma esperança viva de que são salvos por Jesus Cristo. E sabemos que o caminho do céu só pode ser revelado por nosso Senhor, é do jeito dEle que vamos alcançar a terra prometida, nova terra (2Pe 3.13). E é necessário ser manso para se submeter ao seu mandamento, a sua vontade. Os homens deste mundo vivem a inventar caminhos para a salvação. A velha máxima: “Todos os caminhos levam a Deus” é uma demonstração clara de que os homens não aceitam que o jeito de Deus, revelado na Escritura, por não serem mansos segundo Deus. Essa qualidade só é dada aos escolhidos por Deus para a salvação. Pois por meio de sua instrução somos conduzidos a sermos semelhantes a Jesus (Cl 2.10), recebemos a convicção de que do jeito de Deus é sempre o melhor (Rm 12.1-2; Fl 2.13). Outra coisa que devemos destacar neste versículo é o termo “herdarão”, que demonstra a realidade de que somos integrantes da família de Deus. Pois a palavra herdar é utilizada neste contexto. Nós, os que fomos salvos pela grande misericórdia de Deus, que somos mansos, por nos submetermos a vontade de Deus, passamos a ser filhos de Deus (Jo 1.12), integrantes dessa grande e maravilhosa família celestial (Ef 2.19). Que privilégio maravilhoso é saber que somos feitos participantes de tão bela família. Nos dias de Jesus foi assim que Ele reconheceu os seu verdadeiros familiares “os que fazem a vontade de meu Pai”, ou seja, os mansos, que se submentem a vontade de Deus e não questionam (Mt 12.46-50).

Que nós, os que aceitaram a verdade revelada na Escritura, vivamos com essas certezas em nosso coração: Somos bem aventurados por aceitarmos a nossa condição pecaminosa e nos voltarmos para Deus com coração contrito em busca de perdão, reconhecendo Jesus como nosso único salvador. E sermos consolados pelo perdão nos dado de graça pela Graça. E que somos felizes por aceitarmos somente a vontade de Deus como verdade absoluta para nossas vidas e por isso temos certeza de possuir a vida eterna, nova terra que vamos habitar. Que possamos valorizar tão belo privilégio.
Deus seja louvado

Nenhum comentário: