SIGA TAMBÉM!!!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS - XIX

A TORRE DE BABEL, A CONFUSÃO DAS LÍNGUAS E A LINHAGEM DE SEM ATÉ ABRAÃO (Gn 11.1-32)

N aula anterior estudamos sobre o fundador de Babel, Ninrode. Nesta aula falaremos a respeito da torre que os homens intentaram fazer, e as conseqüências que esta atitude trouxe, a confusão das línguas.

A Torre de Babel – II (Gn 11.1-9): No versículo 1 vemos que os habitantes da terra falavam a mesma língua, o que tornava muito fácil a união deles entorno de seus propósitos malignos. Após estudarmos a respeito de Ninrode, podemos entender melhor a posição de Gênesis 11:1-9. Versículos 1-2. A influência de Ninrode uniu o povo e o preservou de ser espalhado pela terra. Nesta época Sem ainda estava vivo e deve ter ficado espantado com esta rebelião, e por ela ter ocorrido logo após o dilúvio. Não há evidencias de que Sem estivesse no meio deste plano.

Nos versículos 3-4. Sem, que significa nome, era para glorificar o nome de Deus, trazendo através de seus descendentes o Messias ao mundo. Estes povos no entanto, se rebelaram contra Deus quando desejaram fazer um nome para eles mesmos. Vindo a planície de Sinar eles construíram uma grande e bonita cidade. Esta cidade foi conhecida mais tarde como Babilônia. Nesta cidade eles começaram a construir uma grande Torre, que seria um templo religioso e um lugar de adoração. A intenção era que ali fosse o centro da política e da união religiosa. (Estes templos torres são chamados de "ziggurats" e foram freqüentemente construídos nas épocas antigas. Ao redor da Babilônia existem vários destes templos torres, sendo que dois deles são tão antigos que os homens têm especulado se um deles não poderia ter sido a torre original). A torre foi construída de tijolos queimados e betume, pois na região da mesopotâmia não tinha muitas pedras. O pecado dos homens naquela época foi de querer viver uma vida aparte de Deus. Eram propósitos orgulhosos e que eram contrários à vontade de Deus (Gn 9.1 comparar com Gn 11.3-4). Quando o homem busca realizar seus projetos sem levar em conta os projetos de Deus terá que arcar com as conseqüências (Rm 1.20-32).

Nos versículos 5-7. Deus notou o progresso e a intenção destes homens maus. O pronome no plural no versículo 7, refere-se a natureza triunitária de Deus (fato que já estudamos no capitulo 1). Aqui nós temos que dar uma resposta para os céticos, pois eles afirmam que a Bíblia se contradiz pois como em outros textos a mesma afirma que Deus tem por atributo a onipresença, então como poderia Deus ter descido para ver a obra dos humanos se Ele está em todos os lugares? A resposta a este questionamento já foi dada durante nossas aulas quando tratamos to texto de Gn 3.9; 4.9; 6.6 e 8.1, que se trata de uma linguagem usada nas Escrituras que podemos entender, o que chamamos de acomodação. Essa é um tipo de linguagem que o ser humano pode entender.

Versículos 7-9. Pela sua misericórdia, Deus se recusou a permitir que este esquema maligno tivesse êxito. Quantas vezes na história, Deus interceptou os homens que queriam organizar o mundo através de um governo central (Napoleão e Hitler são exemplos disto). Isto foi realizado com eficácia fazendo com que diferentes famílias falassem diferentes idiomas, e desta forma se espalhassem pela terra. Então o plano original de Deus de repovoar a terra foi realizado. Mesmo hoje, a variedade de idiomas impede os ditadores de alcançarem o controle do mundo. O povo queria ter um grande nome, esquecendo-se que quem deve ser glorificado é Deus e não nós (Sl 115.1; Is 48.11; 1Sm 12.22). No julgamento de Deus, a cidade foi chamada de Babel, que significa confusão. Lamentavelmente o espírito destas pessoas permanece ainda na humanidade de hoje, pois a fama e o sucesso são coisas que tem iludido os homens de nossa época. Não querem engrandecer o nome de Deus e sim os seus próprios nomes, bem aventurados são aqueles que desejam engrandecer á Deus sobre todas as coisas e lhe rendem a glória que lhe é devida. Toda glória pertence a Ele.

A Linhagem de Sem até Abraão (Gn 11.10-32): Esta parte das Escrituras mostra a linhagem de Sem até Abraão.
A. Versículos 10-26. Esta genealogia é importante para mostrar que as profecias divinas são verdadeiras. Sem ela nós não teríamos como provar que Cristo é descendente de Sem. Note que o tempo de vida começou a encurtar após a queda do homem.

B. Versículos 27-32. Aqui nós recebemos muitos fatos relativos à Abraão:
1. Somos informados da morte do pai de Ló, o que explica o motivo de ele estar com a família de Abraão (Gn 11.28).

2. Somos informados a respeito do casamento de Abraão e a esterilidade de Sara (Gn 11.29-30).

3. No versículo 31 vemos que o pai de Abraão saiu de Ur dos Caldeus em direção à Canaã. Mas permanecem em Harã e Terá morre em Harã. Provavelmente o que motivou a mudança de Ur dos Caldeus para Canaã foi o chamado que Deus faz a Abrão em Ur (At 7.2-4; Gn 15.7; Ne 9.7). E que o chamado de Deus a Abraão do capitulo 12 é um relato tirado de dentro do capitulo 11.
A partir daqui nós temos a história caminhando para o propósito da redenção da humanidade com mais clareza, pois a partir daqui passamos a estudar não sobre todos os povos do mundo antigo, mas sobre apenas uma família de onde sairá o povo escolhido por Deus para trazer o Redentor ao mundo. É através da linhagem de Abrão, que teve se nome mudado para Abraão, que o Messias nascerá.
Aqui também nós terminamos de estudar a primeira parte do livro de Gênesis que foi do capítulo 1 ao 11, e a partir da próxima aula estaremos entrando na segunda parte do livro de Gênesis que vai do capítulo 12 até o 50, que relata a história dos patriarcas de Israel.

Nenhum comentário: