SIGA TAMBÉM!!!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS - XVIII

ORIGENS DAS NAÇÕES, LÍNGUAS E DIVISÕES GEOGRÁFICAS (Gn 10.1 – 11.32)

Estes capítulos são os únicos documentos antigos que relatam as origens das raças, línguas, e divisões geográficas. Da mesma maneira que Gênesis capítulos 1-3, a importância deles não pode ser descrita de maneira exagerada. Somente uma crença cega nos modernos historiadores pode deixar de reconhecer que em Gênesis nós temos a mais antiga e remota da história humana.

A Tabela das Nações (Gn 10.1-32): Através dos três filhos de Noé, a terra foi repovoada. Aqui temos este relato deixado para posteridade:
A. Os Descendentes de Jafé (Gn 10.1-5): Jafé foi o ancestral dos Gregos e das várias nações Européias. Ele era o de menor importância no relato bíblico.

B. Os Descendentes de Cão (Gn 10.6-20): Note que no mundo antigo, os filhos de Cão foram os primeiros a construíram as grandes cidades e impérios (vers. 10-12). O Egito antigo foi também fundado por um dos filhos de Cão (Misraim). Nos versículos 8-9, nós temos um breve relato de um homem que talvez tenha sido um dos mais influentes mortais que já viveram sobre a terra: Ninrode. Ele foi o pai da "globalização" política e o fundador da falsa religião. Ele literalmente organizou o mundo contra Deus, e sua influência está muito viva ainda hoje. Cuxe, seu pai, parece ter sido um homem que odiava a Deus. Talvez ele tenha ficado ressentido com a repreensão feita ao pecado de seu pai, e a maldição imposta sobre Canaã. De qualquer forma, ele colocou o nome de seu filho de Ninrode, que significa rebelde, e parece que ele o instigou a rebelar-se contra as ordens de Deus e a Sua adoração. Nós veremos isto mais atentamente no capítulo 11.

C. Os Descendentes de Sem (Gn 10.21-32): Sem significa "nome" e foi aquele de quem o povo Judeu, e finalmente o Messias vieram ao mundo. Nos versículos 21 e 24, encontramos o bisneto de Sem, "Éber". Éber foi o pai da nação Hebraica (Gn 14.13; 11.15-17). Não podemos afirmar, mas imaginamos que todos os povos antes de Babel falavam na língua hebraica. Neste caso, após Deus confundir as línguas, somente os descendentes de Éber teriam falado na língua original. Éber deu o nome a um de seus filhos de Pelegue (divisão), provavelmente pelo fato do rapaz ter nascido nos dias próximos aos eventos da Torre de Babel [vers. 25].

A Torre de Babel – I (Gn 11.1-9): Esta parte das Escrituras faz um comentário de Gênesis 10.8-10. Da mesma forma Gênesis 10 explica quem realmente era o líder em Babel. Vamos observar mais de perto a Ninrode, e depois então faremos uma exposição dos versículos 1-9.

A. Ninrode: 1. O nome Ninrode significa "rebelde". Ele foi o primeiro homem que realmente organizou uma rebelião contra Deus. Ele aparentemente foi influenciado por seu pai (Cuxe), que lhe deu este nome.

2. Ninrode foi um homem "poderoso" ou líder na terra (Gn 10.8).

3. Ele parece ter lutado para dominar, organizando a exterminação dos animais perigosos. Os animais se reproduzem mais rápido do que o homem, e devem ter sido realmente um problema após o dilúvio. Podemos entender esta situação quando nos lembramos de que nos tempos modernos, houve relatos de um simples tigre ter matado centenas de pessoas no período de alguns anos. Ninrode se tornou uma lenda e um provérbio em seus dias (Gn 10.9). Sua popularidade foi muito parecida com a daqueles famosos generais que foram promovidos para o alto escalão.

4. Ninrode organizou uma rebelião política contra Deus. Foi ordenado ao homem que repovoasse a terra (Gn 9.1). Eles deveriam se espalhar e povoar a terra. Por outro lado, Ninrode desejava manter todos juntos. Ele queria construir um governo centralizado e mundial, para consolidar assim os esforços dos homens. Deus parece ter usado o nacionalismo para restringir os pecados dos homens (At 17.26-27). A divisão de governos e línguas impede os propósitos malignos dos homens. Note que tem sido sempre os homens maus que promovem um sistema de governo mundial e centralizado (globalização). Isto não fica bem evidente no governo dos Estados Unidos? Nisto vemos em Ninrode um tipo do anticristo.

5. Ninrode também organizou uma rebelião religiosa contra o Senhor. A Torre de Babel era um templo religioso. Esta religião permeou o mundo antigo e permanece bem vivo hoje em dia. Quando estudamos as religiões pagãs, ficamos impressionados com as várias características comuns entre elas. Muitos livros excelentes têm sido escritos para mostrar como as doutrinas de Ninrode têm se infiltrado completamente na Igreja Católica Romana através dos anos. Isto é tão evidente que o Catolicismo e o sistema Ecumênico de religião estarão presentes na terra quando o Anti-Cristo vier, e são mencionados como "Mistério, a grande Babilônia" (Ap 17.1-6).
6. A frase "diante do Senhor" em Gênesis 10.9, tem uma implicação que denota o mal. Isto parece indicar que Ninrode ousadamente e reconhecidamente desafiou ao Senhor.

Nenhum comentário: